Caster


                      

É o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo.
 O ângulo correto é essencial para que a direção do caminhão se mantenha estável e para que o volante volte à posição central depois que o veículo fizer uma conversão, por exemplo.

  • negativo quando o eixo (viga I) estiver inclinado para frente do caminhão;
  • nulo quando estiver reto ou paralelo ao chão sobre o ponto de fixação;
  • positivo quando estiver inclinado para trás do caminhão.
Este sempre deve ser regulado conforme recomendações do fabricante do veículo, exceto quando for um chassis implementado, seguirá um parãmetro específico de seu implementador.





Faz-se caster colocando uma cunha por debaixo do eixo, desta forma altera-se o ângulo que é permanente. Ou seja, só se pode alterar ao colocar uma nova regulagem.
A cunha tem um lado fino e outro lado com uma altura, o que provoca a regulagem. Desta forma, se colocada em uma superfície, atua como um saldo de mulher elevando sua altura.
Sempre deve-se colocar o calço do lado contrario ao qual se quer regular.
O caster recomendado por exemplo for (2º30'), e é encontrado 3 º.  Coloca-se a cunha com a com a parte grossa, para traz, afim de reduzir este grau para a medida de tolerância.





Por curiosidade, o eixo traseiro tem caster?

Não, o eixo traseiro tem ângulo de permanência do cardan, este permite que o cardan se movimente verticalmente em até 60º



No caso do caster estar um lado positivo e outro negativo, este eixo esta empenado conforme a figura abaixo.




Podemos colocar uma conha invertida de cada lado, afim de com o esforço do trabalho o eixo volte para o plano, pois neste caso, é perda total da viga.

Não recomento a tentativa de distorção dela.

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