Cambagem




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A cambagem dianteira é o ângulo de tombamento da parte superior a roda, vista de frente ou de lado. Ela tem diversas funções sendo a mais importante é de manter a suspensão do veículo em posição adequada a dirigibilidade em qualquer piso.

O ângulo pode ser medido em grau sexagesimal ou centesimal ou em milímetros. ( Veja em metrologia) Ou mesmo ser convertido de mm para(º) e vice versa.

A cambagem dianteira tem influencia direta na convergência, portanto deve ser feita antes por conta da correção da convergência poder alterar a cambagem.
Nos carros franceses Ex. Peugeot, Citroen, Renault entre outros, Ao fazer a convergência automaticamente se não hover empeno das suspensões, a cambagem entra sozinha em seu parâmetro de regulagem.

A cambagem é formada sempre pala manga de eixo em relação ao seu eixo de apoio dos rolamentos.
Em veículos que tem manga de eixo, quando o ângulo de cambagem está fora do recomendado, troca-se a manga defeituosa. 

A cambagem pode ser  positiva, negativa ou neutra, oque determina sua posição é o fabricante. 

  • Não existe uma cambagem única para todos os carros. Ex. Gol, Palio ou Uno. 
  • Isso ocorre por conta das mais variadas dimensões de suspensões, direção, pneus entre outros tantos fatores que justificam. Muitos mecânicos vão pela lei do menor esforço e dizem aos seus contratantes, que é tudo igual.
  • Não existe cambagem feita por pressão hidráulica. Ex, Não existe nenhum amortecedor curvo. 

  • Caso existissem, não durariam um mês, dariam cavitação ou folgas em suas camisas e êmbolos internos e perderiam suas eficiências.


A cambagem pode ser feita por um método de um Ábaco, este método é realizado quando não se sabe qual é o parâmetro.
Ex. Carros rebaixados ou autiados ou modificados.
Este curso para paramentisar veículos, também é ministrado por nós porém a base é este que esta sendo realizado.

A cambagem deverá sempre ser feira pela parte mais inferior da suspensão, ou seja, a parte que estiver mais próxima do solo e poderá ser realizada em diversos pontos, caso não houverem regulagens nas suspensões.
Muitos veículos já tem regulagem nas próprias suspensões dianteiras e muitas vezes traseiras, ex:

Opala, Camaro antigo, D10 ou 20, Chevete, Chevelle entre outros

Lamborguini Lotus, Ferrari



Mitsubishi  Galant, Eclipse, Audi entre outros


Ajustável para BMW e carros de campeonatos


A maioria das pick-ups e Suvs usam este modelo.



Já na suspensão do tipo Macphearson, o procedimento é simples e de grande solução para correção de ângulos errados, causados geralmente por empenos e acidentes.

Quando planejamos este método, fizemos para as pistas de corrida onde exige-se que se façam regulagens a cada volta.



Simplificamos o mecanismo para adequação ao mercado usual dos veículos comuns que rodam no Brasil.



As regulagens são feitas através de uma furação oblongada, ao fazer por cima, ajustamos de negativa para positiva.
Ao fazer por baixo, de positiva para negativa.
A furação que não é trabalhada em qualquer das duas hipóteses de regulagem, servirá como base de apoio para a outra que se fez a regulagem,




Podemos usar para este procedimento, fresa de topo, broca de aço rápido, limas rotativas, limas manuais e pontas montadas.




O amortecedor de cima da foto, são fabricados para o mercado exterior, já o de baixo para o mercado brasileiro ou emergentes.

Qual o motivo disso?

Simples, se o mercado oferecer facilidade de regulagem aos proprietários de veículos, as vendas de peças novas irão cair de tal forma que haverá em um curto prazo, um colapso de reposição de peças.




Para ajudar no procedimento de ajuste da cambagem, no exterior já é oferecido este mecanismo. Trata-se de uma bolsa de ar que ao ser inflada, empurra a coluna até a regulagem desejada.



No Brasil usa-se esta muito mais complexa, para o espaço confinado da suspensão.


Estudo de casos:

Este dispositivo é vendido, mais encarece o valor do serviço




























Da para ser feito assim? Sim dá, porém torna-se caro a instalação, fica muito bom.

Outro método:


 Qual seria a consideração técnica pára este dispositivo?

O primeiro parafuso é original do veículo, feito de aço grau 12 correspondente ao SAE 1065 de alta resistência.

Já o segundo e bem mais fino e em sua alma lisa, oferece a base de resistência a tensão dinâmica de ajuste do ângulo.

Bom eu recomendaria?




Neste dispositivo de nossa fabricação, trabalhamos com aços de alta resistência testados e certificados para exposição ao mercado.

 Esta é a solução ara as Fords Ranger, ou balanças do tipo long short, sem o ajuste dos parafusos de ajustes de balanças.



Já este faz ajustes direto nos mancais das balanças, através da furação fora de centro.







O conhecimento facilita bem a vida!

Assim  é o ajuste da Mercedes Benz Sprinter, através de cunhas.



Os VW Fuscas e Porsches usam em algumas de suas suspensões, pivos cônicos e fora de centro, esse mecanismo facilitam bem os serviços




Em balanças sem regulagem fazemos as regulagem também oblongando os furos de fixação dos parafusos.





Caso de Ford Escort, Fiat Uno 


Caso da Ford Pampa, Delrey, e veículos com pivo cravado, muito embora ao tirarmos os cravos podemos oblongar os furos provocando regulagens.




Temos que lembrar de oblongar tambem o furo da cabeça do pivo, caso contrário, a regulagem não funcionará.

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