Convergência


O  ângulo de convergência é sempre o último a ser feito em um alinhamento de direção, isso porque, pode-se compensar anomalias que não puderam ser reparadas no caminhão.

Desta forma, ganhamos tempo para que sejam providenciadas as reparações e possamos alinhar o veículo de forma a não gastar pneus.

Divergência/convergência

Conhecida por desgastar e sobrecarregar o motor, a divergência ou convergência é a modalidade de desalinhamento mais comum. Trata-se da inclinação horizontal das rodas. Quando há convergência, as extremidades traseiras se voltam para fora do veículo e, as dianteiras, para dentro.

Por outro lado, se estão na divergência, os pneus se direcionam para fora em suas extremidades dianteiras e para dentro nas traseiras, dando ao motorista a sensação de que o volante puxa a direção para determinado lado





Com o eixo apoiado e  a trava de freio solta, devemos ler a convergencia que se encontra no veículo, ajusta-la se caso não houverem anomalias, conforme os parâmetros recomendados pelo fabricante.

Não esquecendo de antes de destravar as abraçadeiras da barra de ligação, colocar um desemgripante nos parafusos das algemas e golpealas com um martelo, afim de aliviar a regulagem que será feira com giros desta barra.

Ao terminar conferindo no aparelho que a regulagem ficou dentro dos parâmetros adequados conforme o fabricante, trava-se as algemas efetuando o torque recomendado pelo fabricante.


Caso hajam folgas em demasia nas mangas do eixo, folgas de pivos, terminais de direção entre outras, devemos descreve´las no laudo de alinhamento e fixar uma regulagem um pouco mais fechada para a convergencia. Tudo vai variar de como encontramos o conjunto, ex. 

Em VW 16220 que a convergencia é de 3mm, deixaria com 5mm por conta de folgas exageradas axiais e radiais das mangas de eixo.

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