Tensores, elastometros e barras




Os desgastes originados pelos defeitos em tensores, barras de regulagem e elastômetros, são demonstrados abaixo.




Sua característica principal é a de eixo corrido, pela presenta de folgas, o eixo permanece em um sentido transversal ao chassis. Provoca um linha paralela ao rolar dos pneus no solo, aumentando o desgastes de pneus, peças da suspensão, e desconforto do motorista pela difícil dirigibilidade, além do consumo de combustível.

Esta configuração é a mais comum, usados na maioria dos bougies de carretas.



Suspensão Thandem, usada em caminhões traçados e extra pesados.



Suspensão por folies de ar (Bolças) pneumáticas, muito usadas em ônibus de turismo



Tensores com e sem regulagem, os tensores sem regulagem usam cunhas (calços) para fazer tal regulagem de eixos corridos.



Cunhas para regulagem de eixos corridos



Os calços tem medidas aproximadas de:

CALÇO EXTRA FINO (0,36mm)
CALÇO FINO              (1,00mm)
CALÇO MÉDIO           (1,50mm)
CALÇO GROSSO       (3,00mm)


Tensor com regulagem, apenas um dos lados oferece regulagem do outro lado é fixo


Airsteer para Semi Reboques

Eixo para semi reboques Airster




Esta é a bucha de deslocamento do eixo auxiliar traseiro, desgastada em seus deslizadores laterais que são de nylon emborrachado





As buchas do mancal ainda estavam rachadas, desgastadas e com os olhais ovalizados, além de seus diâmetros externos estarem reduzidos.








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