Desempeno de eixo dianteiro e traseiro


Para desempenar um eixo, temos primeiro que conhecer os ângulos que identificam seu empeno.


- Ângulo formado pela referência a vertical vista pela frente da roda e a inclinação do eixo do veículo para traz.

O caster desigual indica torção do eixo.




 ( King Ping Inclination) ou Inclinação do pino Mestre, este ângulo é formado pela inclinação da manga de eixo para fora do centro do veículo. Quando fora de especificação, o eixo ou o monobloco estão empenados.








Leitura do caster e kpi são feitas simultâneas.

Muitas pessoas confundem KPI e Cambagem, o KPI é o ângulo que define se a viga I do eixo dienteiro esta ou não empenada.





Este desenho demonstra uma viga em boas condições, dentro de especificações do fabricante.


Este desenho já demonstra um KPI, (king Ping Inclination, em português " Inclinação do pino Rei).
Nesta am ambos os lados estão muito positivos, em se tratando de um Mercedes Benz 1618 que o KPI é 5° + ou - 30', este deveria estar co  6° ou mais de empeno.



Na verdade ao alterar o ângulo de KPI, esta ação altera a zona de peso dos rolamentos do cubo de rodas. Estes por estarem fora de seu ponto ideal, se desgastam precocemente e reduz a sua vida útil.
Então o que fazer...
Este eixo deveria ser desempenado, pois esta alteração fará com que um dos rolamentos da manga de eixo, sofra com esta desregulagem e se desgaste mais rápido.


O rolamento da ponta da manga, suporta as folgas axiais, enquanto o de dento, as radiais, ou seja, ambos suportam os pesos dinâmicos do movimento da viga de eixo.
A mudança destes fatores são a causa dos maiores acidentes que vemos nas estradas.



Não vemos nada de mais em termos que desempenar uma viga, porém, esta viga é muito cara em relação a uma manga de eixo. Muitas empresas estão empenando vigas, para corrigir a cambagem que é o empeno da manga de eixo. Isso é muita picaretagem, colocam defeitos em KPI para corrigir o camber, despresando a função dos rolamentos.






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