Para desempenar um eixo, temos primeiro que conhecer os ângulos que identificam seu empeno.
- Ângulo formado pela referência a vertical vista
pela frente da roda e a inclinação do eixo do veículo para traz.
O caster
desigual indica torção do eixo.
( King Ping Inclination) ou Inclinação do pino
Mestre, este ângulo é formado pela inclinação da manga de eixo para fora do
centro do veículo. Quando fora de especificação, o eixo ou o monobloco estão
empenados.
Leitura do
caster e kpi são feitas simultâneas.
Muitas pessoas confundem KPI e Cambagem, o KPI é o ângulo que define se a viga I do eixo dienteiro esta ou não empenada.
Este desenho demonstra uma viga em boas condições, dentro de especificações do fabricante.
Este desenho já demonstra um KPI, (king Ping Inclination, em português " Inclinação do pino Rei).
Nesta am ambos os lados estão muito positivos, em se tratando de um Mercedes Benz 1618 que o KPI é 5° + ou - 30', este deveria estar co 6° ou mais de empeno.
Então o que fazer...
Este eixo deveria ser desempenado, pois esta alteração fará com que um dos rolamentos da manga de eixo, sofra com esta desregulagem e se desgaste mais rápido.
O rolamento da ponta da manga, suporta as folgas axiais, enquanto o de dento, as radiais, ou seja, ambos suportam os pesos dinâmicos do movimento da viga de eixo.
A mudança destes fatores são a causa dos maiores acidentes que vemos nas estradas.
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